quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Semicondutor magnético para eliminar perdas de energia elétrica por calor

Semicondutor magnético promete processador que não esquenta: As promessas desse material inovador não são triviais, indo das redes de transmissão elétrica sem perdas, até computadores que não dissipam calor.

Esta tecnologia pode representar uma mudança na história da tecnologia, uma vez que grande parte da energia produzida nas usinas é perdida na forma de calor, o qual é dissipado pelas linhas de transmissão de energia ou arquecimento dos componentes elétricos e eletrônicos.

Sistemas que envolvem combustão, como os motores de carros, sofrem perdas de energia autíssimas devido à conversão da energia armazenada no combustível em calor, o qual deve ser dissipado do veículo para que este não sobreaqueça. Assim, grande parte da energia do combustível é convertida em calor e outra parte é utilizada para dissipar este calor, sem considerar as perdas por vibração, pela queima incompleta do combustível e pelas perdas de transmissão, por exemplo  caixa de marchas e resistências.

Inovações como esta são a prova da inteligência humana e de que podemos sim utilizar o conhecimento científico para o benefício comum, resta agora continuar a fazer bom uso da inteligência para o que diz respeito ao mercado desta nova tecnologia, quando estiver disponível.

Nenhum comentário: