quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Análise de dados com Pentaho

Esta semana eu conheci o Pentaho, um pacote de software, com uma versão livre e outra enterprise, completo para análise de dados.

O objetivo de sistemas como o Pentaho é fornecer toda a infraestrutura de software para armazenamento, cruzamento, filtragem, análise e processamento (matemático e estatístico) e visualização de dados com a finalidade de suportar tomadas de decisão por parte de gestores.

Os principais benefícios deste tipo de sistema é a capacidade de identificação de padrões e tendências em bases de dados e a possibilidade de se fazer predições fundamentadas nos dados já armazenados, como previsão de demandas, de crescimento, de lucro, de risco, etc... além de permitir também a identificação de padrões como perfis de clientes/usuários, padrões de comportamento (humano ou de um ambiente), potencial de fraude em processos ou transações, etc....

Já escrevi alguns posts sobre as técnicas de análise estatística utilizadas neste tipo de sistema:
Mas sei que os textos contidos neste blog sobre esse assunto deixam muito a desejar.

Assim, acho que vale citar dois artigos no portal IBM DeveloperWorks acerca de análise de dados, porém utilizando o software de análise estatística SPSS Modeler:


Nenhum comentário: