quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Quadricópteros prometem substituir carteiros e motoboys

Quadricópteros prometem substituir carteiros e motoboys: Pilotado por um smartphone, o veículo robótico dispensa a conexão via rádio a um computador externo.

Ao usar um computador de bordo (no caso, o smartphone), o quadricóptero torna-se autônomo e capaz de desenvolver atividades complexas, como definir rotas e desviar de obstáculos, valendo-se para isso do poder de processamento agregado.

Inovações desta natureza trazem consigo modificações na sociedade, pois assim é possível tirar profissionais de suas atividades, o que gera dois possíveis cenários: revolta ou evolução.

Desde a revolução industrial muitas pessoas questionam o impacto social de substituir o trabalho braçal de pessoas por máquinas especializadas. Particularmente, sou favorável a esta mudança desde que ocorra de forma gradual e que os antigos profissionais de trabalho braçal sejam capacitados a desenvolver outro tipo de trabalho, agora intelectual.

É comum ver como países têm défict de profissionais capacitados enquanto muitas pessoas estão desempregadas ou desempenhando trabalhos puramente físicos acomodam-se nestas situações por não precisarem crescer intelectualmente, estudando e se capacitando.

Vejo que os revoltados escondem o desejo de acomodação, mas também não é justo que profissionais percam seus empregos sem terem a possibilidade de se alocarem em outros cargos.

Nenhum comentário: