sábado, 16 de maio de 2009

Desafio 01

Eu estava pensando umas coisas esses dias e acabei por me lembrar da época de ensino médio, em que eu participava das olimpíadas de física e matemática.

Haviam tantos problemas interessantes. Eu sei que a maioria das pessoas não valoriza os problemas clássicos da matemática, por exemplo, mas estudá-los e tentar resolver os problemas da base do conhecimento abre a mente para aprender cada vez mais, e, além do benefício pessoal, também é possível que outras pessoas usem suas idéias para resolver outros problemas.

Eu mesmo já usei conceitos de teoria dos números, algo que é da base da matemática, para resolver problemas em processamento de sinais e imagens.

Uma vez meu primeiro professor de cálculo disse: "o único conhecimento que você não usa é aquele que você não possui", e isso é verdade.

Eu vou então propor o problema que eu me lembrei enquanto almoçava na 4ª feira desta semana:

Você tem 1001 bolinhas e uma balança de pratos (que serve para comparar dois pesos e determinar o mais leve).
Uma destas bolinhas tem uma massa diferente das outras 1000 bolinhas.

Como determinar se a massa desta bolinha, que é diferente das outras, é maior ou menor que a massa das outras bolinhas usando a balança, no máximo, duas vezes?

---------------------------

Se os leitores se mostrarem interessados por esta minha iniciativa, eu pensei em recompensar as soluções. Talvez transferências para contas corrente sejam interessantes.

Quem tiver uma solução, favor compartilhá-la conosco fazendo um comentário neste post.

Nenhum comentário: