sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Mapa global do ar

A Nasa divulgou uma imagem do globo terrestre com destaque para o ar atmosférico, onde podem ser vistas as concentrações de poeira (em vermelho), levantada da superfície pelo vento; de sal marinho (azul), carregado por ciclones; de fumaça (verde) produzida por incêndios; e de partículas de sulfato (branco), emitidas por vulcões e combustíveis fósseis.




Para facilitar a compreensão, eu separei a imagem nos três canais de cor R, G e B (respectivamente, vermelho, verde e azul).




É fácil ver a grande concentração de poeira sobre o norte da África, a fumaça dos incêndios na região do Pantanal e Amazonas e ainda todo o sal marinho presente sobre os oceanos.

Olhando agora uma imagem em níveis de cinza.


É possível ver uma área de branco mais intenso sobre o leste da Ásia (China e Japão), decorrente da queima de combustíveis fósseis e carvão mineral.

Minha intensão neste post é apenas mostrar a imagem e como podemos ver o comportamento ambiental do mundo utilizando tecnologias de imageamento, como a que a NASA usou para produzir a imagem que mostrei no começo do texto.

Eu fiz a separação dos canais de cor e a criação da imagem em níveis de cinza com o GIMP.

Um comentário:

Unknown disse...

Corte jato de água, maditech
Em meio a muitas pesquisas ,descobri que no Brasil quando o assunto é corte a jato de água muitos preferem não falar do assunto,reparei um documento técnico desta fantástica tecnologia. WWW.maditech.com.br WWW.maditechblospot.com.br