quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Câmera flexível e transparente faz fotos e interpreta gestos

Câmera flexível e transparente faz fotos e interpreta gestos: Imagine uma câmera sem componentes mecânicos, sem qualquer circuito eletrônico, transparente, fina e flexível como uma folha de plástico.

Para o sistema apresentado, fiquei curioso em saber como o reconhecimento de gestos é feito, porém é possível observar que os pesquisadores/desenvolvedores utilizam conectores USB ligados aos fotodiodos (como apresentado na imagem abaixo), então é dedutível que exista um computador que analisa e interpreta as imagens capturadas.


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Analytics in Signals

O MultiSign mantém o endereço, mas agora chama-se Analytics in Signals.

Para alinhar o blog com meu perfil profissional e com os rumos que tenho tomado, decidi mudar o nome do blog para Analytics in Signals. O termo Analytics tem sido usado em diversos contextos, desde visualização de dados até a aplicação de técnicas de análise estatística em conjuntos de dados.

Desta forma, espero expressar melhor o que tenho feito e compartilhar mais materiais acerca desta área crescente e promissora no mercado mundial.

Os cientistas e o uso das mídias sociais para comunicar ciência

Os cientistas e o uso das mídias sociais para comunicar ciência: A internet já é a maior fonte de informação científica para quem tem menos de 30 anos.

Gerações mais novas, onde eu mesmo me encontro, pois tenho 26 anos de idade, têm a busca por conhecimento como algo natural, pois nas últimas décadas percebeu-se que a única forma de melhorar uma localidade e as pessoas que lá vivem é através da educação.

Neste cenário, a televisão é uma forma passiva de aprendizado, pois o máximo que o expectador faz é escolher que canal assistir, enquanto que a Internet é um meio dinâmico e interativo onde o usuário não é mais um mero expectador, mas sim um participante que influencia o meio e a própria produção do conhecimento.

Assim, a Internet tem sido o principal meio de comunicação "peer-to-peer" entre as pessoas mais jovens e isto criou um novo problema: quais os conteúdos que estão disponíveis na Internet?

Como a maior parte da população conectada é formada por jovens, o conteúdo produzido na Internet tem o teor e a "assinatura" destes jovens e com a popularização da tecnologia, cada vez mais jovens de menor grau de instrução têm produzido e difundido seus conteúdos na Internet.

Neste ponto faço uma crítica à forma como esses conteúdos são disponibilizados, pois é comum encontrarmos obras de jovens funkeiros ou sertanejos universitários (?) que tornam-se como vírus na rede, enquanto outros materiais que formariam a consciência dos cidadãos são deixados à margem da Internet.

É interessante perceber como a Internet, dentro da maior parte dos usuários, inverte os valores sociais, pois o que antes era marginalizado no mundo real, é a moda do momento na rede, enquanto o que é valorizado no mundo real torna-se algo praticamentoe esquecido entre os internaltas.

Novamente, penso em termos de maioria dos usuários da Internet, pois a rede tem a característica de ser aberta a todos e neste contexto é possível encontrar quaisquer tipos de pessoas, inclusive quem produza e valorize o conhecimento científico e procure utilizá-lo para ajudar a população.


segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Solução de mistério biológico impulsiona inteligência artificial

Como já deve ser de conhecimento, uma das áreas de conhecimento que mais me interessam é inteligência computacional, principalmente devido às possibilidades de aplicações em análise de dados e reconhecimento de padrões.

Uma das categorias mais conhecidas de algoritmos de reconhecimento de padrões são as redes neurais artificais (ver http://multisign.blogspot.com.br/search/label/redes%20neurais e http://multisign.blogspot.com.br/search/label/ica para mais informações) que consistem de modelos computacionais de estruturas neurais biológicas desenvolvidos para resolver um problema específico.

Por se tratarem de modelos baseados em sistemas biológicos, a evolução das redes neurais é dependente das novas descobertas em neurologia e biologia, como a apresentada a seguir.

Solução de mistério biológico impulsiona inteligência artificial: Uma descoberta associada à biologia e à teoria da evolução deverá ter um impacto direto nos algoritmos de inteligência artificial.