Os cientistas e o uso das mídias sociais para comunicar ciência: A internet já é a maior fonte de informação científica para quem tem menos de 30 anos.
Gerações mais novas, onde eu mesmo me encontro, pois tenho 26 anos de idade, têm a busca por conhecimento como algo natural, pois nas últimas décadas percebeu-se que a única forma de melhorar uma localidade e as pessoas que lá vivem é através da educação.
Neste cenário, a televisão é uma forma passiva de aprendizado, pois o máximo que o expectador faz é escolher que canal assistir, enquanto que a Internet é um meio dinâmico e interativo onde o usuário não é mais um mero expectador, mas sim um participante que influencia o meio e a própria produção do conhecimento.
Assim, a Internet tem sido o principal meio de comunicação "peer-to-peer" entre as pessoas mais jovens e isto criou um novo problema: quais os conteúdos que estão disponíveis na Internet?
Como a maior parte da população conectada é formada por jovens, o conteúdo produzido na Internet tem o teor e a "assinatura" destes jovens e com a popularização da tecnologia, cada vez mais jovens de menor grau de instrução têm produzido e difundido seus conteúdos na Internet.
Neste ponto faço uma crítica à forma como esses conteúdos são disponibilizados, pois é comum encontrarmos obras de jovens funkeiros ou sertanejos universitários (?) que tornam-se como vírus na rede, enquanto outros materiais que formariam a consciência dos cidadãos são deixados à margem da Internet.
É interessante perceber como a Internet, dentro da maior parte dos usuários, inverte os valores sociais, pois o que antes era marginalizado no mundo real, é a moda do momento na rede, enquanto o que é valorizado no mundo real torna-se algo praticamentoe esquecido entre os internaltas.
Novamente, penso em termos de maioria dos usuários da Internet, pois a rede tem a característica de ser aberta a todos e neste contexto é possível encontrar quaisquer tipos de pessoas, inclusive quem produza e valorize o conhecimento científico e procure utilizá-lo para ajudar a população.
Gerações mais novas, onde eu mesmo me encontro, pois tenho 26 anos de idade, têm a busca por conhecimento como algo natural, pois nas últimas décadas percebeu-se que a única forma de melhorar uma localidade e as pessoas que lá vivem é através da educação.
Neste cenário, a televisão é uma forma passiva de aprendizado, pois o máximo que o expectador faz é escolher que canal assistir, enquanto que a Internet é um meio dinâmico e interativo onde o usuário não é mais um mero expectador, mas sim um participante que influencia o meio e a própria produção do conhecimento.
Assim, a Internet tem sido o principal meio de comunicação "peer-to-peer" entre as pessoas mais jovens e isto criou um novo problema: quais os conteúdos que estão disponíveis na Internet?
Como a maior parte da população conectada é formada por jovens, o conteúdo produzido na Internet tem o teor e a "assinatura" destes jovens e com a popularização da tecnologia, cada vez mais jovens de menor grau de instrução têm produzido e difundido seus conteúdos na Internet.
Neste ponto faço uma crítica à forma como esses conteúdos são disponibilizados, pois é comum encontrarmos obras de jovens funkeiros ou sertanejos universitários (?) que tornam-se como vírus na rede, enquanto outros materiais que formariam a consciência dos cidadãos são deixados à margem da Internet.
É interessante perceber como a Internet, dentro da maior parte dos usuários, inverte os valores sociais, pois o que antes era marginalizado no mundo real, é a moda do momento na rede, enquanto o que é valorizado no mundo real torna-se algo praticamentoe esquecido entre os internaltas.
Novamente, penso em termos de maioria dos usuários da Internet, pois a rede tem a característica de ser aberta a todos e neste contexto é possível encontrar quaisquer tipos de pessoas, inclusive quem produza e valorize o conhecimento científico e procure utilizá-lo para ajudar a população.
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