quarta-feira, 20 de março de 2013

API de otimização com Python

Hoje eu descobri o projeto puLP: https://code.google.com/p/pulp-or/ e vi que se trata de um solucionador para problemas de otimização linear com suporte para a lingaugem Python.

O puLP por sua vez é baseado no projeto GLPK: http://www.gnu.org/software/glpk/glpk.html que implementa os algoritmos de otimização linear.

O objetivo da otimização linear é obter valores que maximizem ou minimizem uma determinada variável que é linearmente dependente de um conjunto de variáveis independentes, mais informações http://pt.wikipedia.org/wiki/Otimiza%C3%A7%C3%A3o e http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa%C3%A7%C3%A3o_linear

Assim, da próxima vez que você precisar encontrar a melhor solução para um problema já equacionado e não sabe como proceder, procure um software aberto que te ajude com a matemática por trás da otimização.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Alex Carneiro, cheguei ao seu blog ao pesquisar no google por transformadas. Acabei olhando outros posts e gostei bastante dos conteúdos.
Adoro a área de otimização! Fiquei encantada quando estudei Tópicos em Álgebra Linear Aplicada, onde pude aprender um pouco mais sobre otimização.