sexta-feira, 9 de maio de 2008

Qt Designer

Ontem comecei a estudar a criação de GUI's usando Qt e descobri uma ferramenta muito interessante: Qt Designer.Tela do Qt Designer com uma simples interface em desenvolvimento.

Além de elaborar o layout, o Qt Designer também é capaz de associar eventos a ações, por exemplo clicar em um botão e fechar a aplicação ou atualizar uma imagem (ou qualquer outro componente da tela).

Após fazer toda a interface, é gerado um arquivo nome_do_arquivo.ui e este pode ser convertido para um arquivo em python com o seguinte comando: pyuic nome_do_arquivo.ui > nome_do_arquivo.py e assim obter uma classe com todos os elementos e conexões entre os componentes para a aplicação.

Obs.: o Qt Designer pode ser baixado via apt-get ou qualquer sistema de gerenciamento de pacotes (synaptic, adept, yast, yum, etc.......)

Meu próximo passo é fazer a imagem da webcam aparecer em uma QImage ou QFrame ao clicar de um botão, ontem mesmo descobri que Qt tem algumas interfaces com elementos da biblioteca PIL (Python Imaging Library).

Nenhum comentário: