quinta-feira, 22 de maio de 2008

Sistemas de classificação

Este semestre estou fazendo a disciplina de Reconhecimento de Padrões. Nesta disciplina estudamos basicamente formas de classificação de dados.

Um sistema de reconhecimento de padrões segue a seguinte ordem:


Informações sobre as etapas:
  1. Aquisição da informação:
    Esta etapa consiste em reconhecer o problema e capturar informações sobre este, por exemplo, em um sistema de reconhecimento de padrões em áudio, o problema é reconhecer algo no som, então a informação aquisitada será o áudio por meio de um microfone.

  2. Extração de atributos:
    O sinal puro, como um sinal de áudio, é difícil de ser tratado pois existe muita informação nele, e muita desta informação é desnecessária e redundante, então o sinal deve ser tratado de forma a fornecer informações úteis.

  3. Pré-processamento (optativo):
    Como a extração dos atributos pode fornecer informações ruidosas ou redundantes (principalmente em sistemas onde a extração de atributos é automática), é interessante aplicar técnicas de eliminação de redundância e filtragem sobre as informações relativas aos atributos do sinal capturado.

  4. Classificação:
    A classificação consiste em determinar qual a classe que gerou o sinal capturado, em um sistema de reconhecimento de áudio (voz humana), este reconhecimento pode definir a pessoa que está falando, o que a pessoa está falando ou, até mesmo, o estado emocional da pessoa que está falando.
As classes devem ser conhecidas a priori e o classificador é projetado em cima destas classes e de como são os dados que elas geram.

Nenhum comentário: