sexta-feira, 19 de setembro de 2008

OPP - Isto é engenharia social!

Hoje vi este site e tomei conhecimento do OPP (Open Prosthetics Project) que é um projeto de desenvolvimento tecnológico open-source.

O foco deste projeto é desenvolver prótestes artificiais (braços e pernas, por exemplo) em um modelo aberto e colaborativo, como já existe com o software livre.

A idéia é cada um colaborar com o que puder, seja doações financeiras ou conhecimentos e/ou recursos em engenharia, medicina, computação, marketing, etc....

Como o modelo de desenvolvimento é aberto, toda a informação desenvolvida está (e estará) disponível para qualquer pessoa no planeta a distância de um clique do mouse.

Como o modelo de desenvolvimento é colaborativo, as pessoas envolvidas poderão trocar experiências e enriquecer cada vez mais as próteses, tornando-as mais eficazes e eficientes (caso alguém queira saber a diferença entre eficácia e eficiência, é só fazer um comentário perguntando), além de baratear o custo para o usuário final.

O próprio fundador do OPP perdeu sua mão na Guerra do Iraque e foi isto que o motivou a criar o projeto.

Por fim, convido a todos os leitores do MultiSign que ao menos conheçam o trabalho que está sendo desenvolvido, é só clicar aqui.

Nenhum comentário: