quinta-feira, 11 de setembro de 2008

GPIB - Interface de Uso Geral

GPIB (General Purpose Interface Bus) é uma interface de comunicação entre dispositivos, como a USB, paralela, serial, PS2, etc....

Esta interface é suportada (tem como suporte) pela National Instrument$ e a Agilent ($$$), este é o primeiro e se possível último post que faço de algo que usa software proprietário aqui no MultiSign, minha intenção é apenas mostrar que é possível resolver os problemas, por mais complexos que sejam, com o software livre.

Pois bem, a GPIB foi desenvolvida por um pesquisador e como ele conseguia taxas de transmissão muito altas (da ordem de 5MB/s - é byte mesmo) em pouco tempo o IEEE adotou como um dos padrões de comunicação entre dispositivos.

Atualmente esta interface é muito usada para dispositivos de análise de materiais, rádio-frequência, etc... que são usados por "engenharia de base".

Algo que me deixou muito motivado a fazer este post foi a existência de uma toolbox de comunicação GPIB para o Scilab (aqui) e esta mostrou-se muito funcional, e ainda existe uma versão para GNU/Linux (se não existisse eu não estaria fazendo este post).

Falando um pouco do padrão GPIB:
  • este é capaz de suportar até 32 dispositivos ao mesmo tempo;
  • existem 3 tipos de elementos em uma rede GPIB: controladores (controllers), ouvintes (listeners) e emissores (talkers);
  • cada dispositivo pode ser acessado e controlado independentemente.

É isso mesmo, agora aos usuários da interface GPIB: existem soluções livres para usar a interface, existem até bibliotecas de C/C++ e Python para GNU/Linux destinadas a fazer o uso e controle de dispositivos GPIB.

Resumindo: não precisamos mais de LambVIEW nem MetLab nem qualquer um destes softwares proprietários que não valem nada!


Nenhum comentário: