Hoje vi este artigo e achei muito interessante.
O autor, conhecido como Mad Dog, faz críticas as universidades que dependem intensionalmente de software proprietário. Também acho ridículo que as universidades ensinem os futuros profissionais (alunos) a usar algum software específico ao invés de estimulá-los a pensar e estimular seus espíritos criativos, pois limitando o ensino a um determinado aplicativo, ainda mais quando este é proprietário, o aluno limita-se aos recursos deste aplicativo, porém quando o software livre é estimulado, naturalmente o aluno desenvolve o espírio de pesquisar e tomar iniciativa de criar, pois esta é a filosofia do software livre.
Aqui na UFC é comum vermos professores e alunos alienados aos mais diversos sistemas a começar pelo M$ Ruindow$, passando pelos famosos MatLab, LabView, AutoCad, Excel (e todo o pacote M$ OFFice), M$ Vi$ual $tudio, etc..... até chegar aos aplicativos específicos como Code Compo$er $tudio, Proteu$, Allegro, etc.... e isso só se tratando das engenharias, agora pensemos nas áreas de ciências exatas e da terra (matemática, computação, física, química, biologia, geologia, etc....) e as ciências humanas e jurídicas, que normalmente são pessoas que não têm estímulo a explorar a informática (sem querer desmerecer ninguém).
Enfim, mas atualmente existem muitas instituições em que cursos inteiros são lencionados sem prender nenhum aluno a nenhum software proprietário, cito como exemplo a Computação da UFPR que é a prova que é possível ter um curso completo e de alto nível apenas com software livre.
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