segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Ambiente de simulação - Scilab

Começando as informações sobre informática da forma que eu uso, inicio pelo Scilab (http://www.scilag.org/).

O Scilab é um ambiente de simulação que implementa computação numérica, ou seja, o Scilab fornece recursos para o desenvolvimento de soluções a problemas que seriam complicados de serem solucionados "à mão".

Dentre as aplicações que já desenvolvi no Scilab, estão:
  1. Redes neurais;
  2. Algoritmos genéticos;
  3. Análise de séries temporais (séries econômicas);
  4. Processamento digital de sinais e imagens;
  5. Visão computacional;
  6. Eletromagnetismo (basicamente para visualização de campos elétricos em diversas conformações de cargas).
O maior trabalho que desenvolvi usando o Scilab foi a proposta de um novo método para identificação e localização de pontos críticos em imagens digitais, em que eu fazia uma abordagem por detalhes enquanto que os métodos tradicionais fazem análises pela curvatura.

O Scilab tem várias toolboxes, dentre elas: SIVP - Scilab Image and Video Processing toolbox, SWT - Scilab Wavelets Toolbox (usadas principalmente em processamento digital de sinais e imagens). Existe também o Scicos que consiste em um ambiente de simulação incorporado ao Scilab em que é possível desenvolver a aplicação "puxando bloquinhos", esta prática permite desenvolver aplicações de forma muito rápida e simples.

Para finalizar, digo que o Scilab é um software livre que não me deixa desamparado em comparação aos softwares proprietários tradicionais.

Nenhum comentário: