segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Python

Aqui desejo apenas apresentar uma linguagem de programação muito poderosa e que dispõem de vários recursos para o desenvolvimento de aplicações científicas.


Python é uma linguagem de programação orientada a objetos com o maior nível de abstração que já conheci. Literalmente todos os elementos são objetos (incluindo números e strings, que não sejam variáveis).

As bibliotecas que já trabalhei em Python:
  • Scipy;
  • Numpy;
  • PIL - Python Imaging Library;
  • Tkinter.
Para detalhar um pouco cada biblioteca:
Scipy e Numpy são "irmãs", em que uma dá suporte a outra. Elas dispõem de classes e métodos para aplicações científicas, tais como álgebra vetorial e matricial, transformadas (FFT, IFFT), funções matemáticas (SIN, COS, TAN, COSH, SINH, TANH, EXP, etc...) e vários outros recursos.
PIL contém interfaces para entrada e exibição de imagens, além de funções básicas do processamento digital de imagens, como filtragens, borramento, realce, etc....
Tkinter é uma biblioteca para geração de GUI's, contendo elementos como: botões, caixas de texto, Labels, barras de rolagem, listbox, etc....

Finalizando, descrevo apenas uma aplicação que desenvolvi para a disciplina de Processamento Digital de Imagens (PDI). O meu projeto da disciplina er um aplicativo capaz de localizar placas em imagens de veículos, neste programa usei todas as bibliotecas citadas.

Nenhum comentário: