quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Primeira etapa do SIRENE

A primeira etapa do SIRENE (Sistema de Reconhecimento Neuro-Visual da Libras por Computador) consiste na segmentação das mãos do usuário.
Os testes que comecei hoje não tiveram resultados interessantes, porém a causa dos problemas é o excesso de iluminação, conforme a figura abaixo.

A segmentação da mão é implementada pela extração dos pixels relativos a pele. A identificação dos pontos de pele pode ser feita por limiarização simples no espaço de cores YCbCr, visto que todas as peles têm a mesma cor, o que caracteriza o tom de pele é a intensidade de luz absorvida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Tech_Sheep,
Sou formado em Engenharia de Computação pela UCDB e o meu projeto de graduação foi sobre segmentação de pele humana utilizando os espaços de cores (RGB, HSV e YCbCr. Também tive esse problema de iluminação com os espaços de cores. Uma solução é combinar entre as componentes para obter resultados mais interessantes de segmentação.
Posso te passar informações sobre algoritmos, técnicas, artigos entre outras. Entre em contato comigo pelo email breno.engenheiro@gmail.com para trocarmos idéias sobre segmentação de pele humana.

Parabéns pelo blog!!!