quinta-feira, 31 de julho de 2008

Informática como medicina

Antes de começar qualquer coisa, todos já sabem do meu gosto pelo software livre e que qualquer coisa que eu diga/apresente aqui será muito tendenciosa, mas vou postar mesmo assim (o blog é meu mesmo).

Eu estive lendo e lembrando de uns artigos e me veio a seguinte analogia que apresento a seguir.

Supondo que alguém esteja doente (apenas com sintomas, por exemplo) e vai a um médico, este pode fazer uma análise detalhada da pessoa, avaliar cada sintoma e formular uma solução específica para o problema daquela pessoa, prescrevendo remédios na "dose certa". Ou então, o médico pode fazer uma análise superficial e prescrever um remédio muito forte que poderá causar efeitos colaterais e dependência do paciente ou algo que nem seja o que realmente o paciente necessita.

Quanto a informática, vamos supor agora que alguém (pessoa ou empresa) tenha um determinado problema e procura outro alguém que possa resolver o problema (desenvolvedor), este poderá fazer uma análise detalhada do problema, levantar os aspectos mais relevantes e desenvolver uma solução específica para o problema em questão ou sugerir uma solução já existente que atenda as necessidades do seu cliente. Ou então, o desenvolvedor pode ter feito um aplicativo (não se sabe quando) que resolve o problema do cliente, tendo até recursos além dos solicitado, as vezes desnecessários (que vão ocupar espaço em memória, precisarão de PC's mais rápidos, etc...), e o cliente poderá ainda ficar dependente deste desenvolvedor, pois não terá outro para fornecer o software nem será viável migrar (em alguns casos), pode ainda acontecer da solução ser incompleta (afinal de contas, o desenvolvedor vendeu uma solução pronta).

Enfim, eu poderia ficar falando e citando várias características com esta analogia, mas acho que já consegui passar a mensagem.

Nenhum comentário: