terça-feira, 5 de agosto de 2008

Algoritmos Genéticos - Dicas de implementação

Para falar um pouco mais de algoritmos genéticos, agora citarei algumas dicas para a implementação.

  1. Criar uma grande população inicial de indivíduos;
  2. Descartar indivíduos pouco "adaptados", em alguns casos cada nova geração substitui a anterior;
  3. Buscar soluções na forma de vetores de números binários, isto facilita muito a manipulação dos "genes";
  4. Fazer com que os indivíduos "cruzem" da forma mais aleatória possível, para que o algoritmo apresente sempre bastante variabilidade;
  5. Quando o algoritmo encontra um "mínimo local", que representa uma condição da qual o algoritmo chega e não consegue sair, porém sabe-se que é possível chegar a um resultado melhor, usa-se o recurso da mutação que consiste em alterar aleatoriamente alguns genes dos indivíduos (todos ou alguns).
Como citei no post anterior, Algoritmos Genéticos são baseados na Teoria da Evolução, então é interessante que o desenvolvedor realmente imagine o problema com esta visão, que existem os indivíduos que resolvem o problema e estes indivíduos se reproduzem gerando novos indivíduos que podem resolver melhor ou não o problema, se nenhum dos indivíduos estiver adaptado ao problema ocorrem mutações para que eles possam ficar mais capazes de "perseverar".

Para fechar, o vídeo a seguir foi um trabalho que desenvolvi na disciplina de ICA (Inteligência Computacional Aplicada) usando algoritmos genéticos.



Adianto que o vídeo é curto, porém interessante.

Nenhum comentário: