sábado, 9 de agosto de 2008

PDA's com Linux

Ontem eu estava pesquisando sobre PDA's, em particular smartphones, com Linux e encontrei este site.

Vi que os smartphones com Linux existem a muito tempo (pelo menos, desde 2000) porém aqui no Brasil o único exemplar facilmente encontrável é o Motorola A1200i, que é um aparelho muito interessante, mas o que me deixa desapontado é que não existe outra opção direta.

Em leituras que sempre estou fazendo vejo notícias do tipo: "até 2010 80% dos celulares rodarão Linux ou sistemas baseados em Linux", "atualmente celulares e smartphones com Linux são os que mais crescem em vendas", "Empresas lançam celulares e smartphones com Linux". E então eu pergundo: "onde estão estes aparelhos?".

Algumas destas notícias estão aqui, aqui, aqui e aqui.

Certo que existem notícias do tipo "Empresa lança seu primeiro celular com Linux", mas existem muitas pessoas, aqui no Brasil mesmo, que têm preferência por aparelhos com Linux.

Agora a minha explicação para este fenômeno é a seguinte:

Vamos tomar o exemplo de uma empresa que tenha modelo com Linux, ou outros sistemas open source, e outros com outro sistema (Ruindows Mobile ou Palm O$). Em países de "1º mundo", vemos todos os modelos, enquanto que em países como o Brasil existem apenas os aparelhos com sistemas proprietários.

O que acontece é o seguinte: nos países de "1º mundo" o cliente tem todas as opções, mas aqui nós só temos a opção com sistema proprietário, que é caro, ruim, trava, vai precisar de assistência técnica especializada (cara diga-se de passagem) e tantas outras coisas que não citarei agora.

Aqui nós pagamos o aparelho e o sistema, sendo que o sistema comprado vale muito menos do que é livre (portanto gratuito, em termos). Depois de comprarmos o equipamento (pagando pelo hardware e software) pagamos cada visita a assistência técnica e sempre ficaremos pagando pelas atualizações. Este ciclo é quebrado quando trocamos de aparelho, então ele passa a se repetir com o aparelho novo caso o cliente não tenha aprendido e compre outro aparelho com um sistema proprietário.

Para finalizar, eu recomendo que não se compre dispositivos móveis com sistemas tipo Ruindow$ Mobile 6.x e com este boicote tentemos trazer os aparelhos com Linux e similares aos países "sub-desenvolvidos".

Nenhum comentário: