domingo, 31 de agosto de 2008

Ambiente de desenvolvimento GNOME

Eu instalei o Ubuntu 8.04 no meu notebook na semana passada e confesso que fiquei impressionado como o casamento deu certo. O único problema que estou tendo é colocar o som nos fones de ouvido, mas isto não vem ao caso.

Eu estava procurando uma IDE para voltar a desenvolver meus códigos em C/C++, quando os professores do mestrado deixarem, e encontrei o Anjuta.

Ainda não comecei a usar, mas pareceu bem interessante e simples de usar. Segue a tela inicial:

A primeira vista nem parece um ambiente de desenvolvimento, mas ao fazer a seleção Novo -> Projeto:


Observem que existem 4 abas: C, C++, Java e Python (providencialmente as 4 linguagens que eu tenho algum conhecimento).

Gostei das opções de criar uma aplicação GNOME, SDL e GTK (no caso da linguagem C). Espero poder, em breve também desenvolver aplicações OpenGL e OpenCV, se possível juntas.

Enfim, eu queria só apresentar o Anjuta. Eu já conhecia bem o KDevelop, para KDE, mas como estou agora no GNOME, é sempre bom abrir as opções.

Nenhum comentário: