sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Jogos livres

Jogos, ou aplicações de entretenimento de uma forma geral, sempre são um obstáculo na divulgação do Software Livre, pois quando alguém começa a falar de gnu/linux e correlatos aparece outro alguém e pergunta: "posso jogar {jogo 'X'} no linux?". Neste ponto surgem as diversas incompatibilidades entre os sistemas, as vezes contornáveis por emuladores (tipo o wine), mas normalmente a questão dos jogos é um grande problema.

Atualmente existem muitos jogos livres, ou ao menos compatíveis com plataformas livres, que são até bem interessantes, dentre os quais posso citar:
  • Nexuiz;
  • Super Tux (similar ao Super Mario do SNES);
  • America's Army;
  • Open Arena;
  • Tremolous;
  • Tux Racer;
  • Alien Arena;
  • The Open Racing Car Simulator;
  • Frets On Fire;
  • Scorched 3D;
  • Mania Drive.
Lista com vários jogos e descrições aqui.

Acredito que o ponto que mais impede a proliferação de jogos livres é a dúvida: "como irei ganhar dinheiro?" e para esta pergunta, tomei conhecimento de algumas entidades têm criado soluções interessantes.

Publicidade - desenvolver jogos para empresas de modo a fazer propaganda da patrocinadora (tipo fazer um jogo de corrida em que todos os carros são de uma determinada marca);
Jogos de "caixinha" - como o jogo é livre, este deve ser acompanhado do código-fonte, porém pode-se desenvolver hardware específico para o seu jogo e fazer a comercialização do sistema completo, podendo até deixar o software disponível na internet com atualizações, dicas, tutoriais, device drivers para o hardware, etc.....;
Jogos para dispositivos móveis - taxar o usuário pelo download do jogo, o qual será feito pelo dispositivo móvel, sendo o jogo livre então o usuário poderia dispor de ferramentas para edição do jogo (tipo cenários, personagens, etc....).

Outras formas também podem ser pensadas, o povo brasileiro tem criatividade para criar formas de ganhar dinheiro com essas idéias.

Um grande problema para o comércio dos jogos livres é a ganância por parte dos desenvolvedores (programadores, game designers, artistas gráficos, sonoplastas, etc......), pois muitas vezes quem começa a desenvolver um jogo imagina ficar rico e passar a viver deste jogo que desenvolveu e de futuras atualizações.

Acredito ser melhor desenvolver vários jogos simples e ganhar um pouco em cada um que desenvolver um super-jogo e tentar ganhar uma fortuna em cima dele, a população que tem condições de pagar por jogos de grande porte deseja jogos de grande porte (realmente), com muitos jogadores on-line e muitos recursos.

Lembrando que a grande massa que está adentrando ao mundo da informática não tem poder aquisitivo, assim pode ser mais interessante tirar apenas algumas moedas destas pessoas, de modo que não fará falta em seus bolsos (nem na mesa de suas casas).

Espero ter passado a idéia.

Nenhum comentário: