segunda-feira, 21 de abril de 2008

In Vesalius, esse é bom!

Uma das palestras que mais me agradou no FISL 9.0 foi a do In Vesalius.

Neste caso, a palestra foi dada pela coordenadora do projeto, então este foi bem apresentado em termos de ferramentas usadas e recursos disponíveis.

O In Vesalius, em sua concepção, foi um software apenas gratuito, hoje é um software livre disponível no site do Software Público.

O In Vesalius foi desenvolvido quase todo em Python e algumas partes em C/C++. Foram usadas as bibliotecas gráficas VTK e ITK.

O In Vesalius usa imagens Dicom (padrão usado por equipamentos médicos) e a partir destas imagens gera uma visualização 3D da região analisada. Ocorre então a "impressão" em um equipamento especial e obtém-se um modelo (feito em um material que parece gesso, sendo bem mais resistente) da região analisada, por exemplo o crânio.

Algo que achei interessante é que as imagens dicom não contêm apenas uma matriz de pixels convencionais, mas cada pixel também contém a informação de sua posição espacial no corpo analisado; de modo que a reconstrução 3D consiste em lêr a imagem, segmentar as regiões de interesse (conversando com um dos desenvolvedores, descobri que usam Watershed, mas provavelmente são feitos outros processamentos) e interpolar os pontos obtidos.

Enfim, como o In Vesalius é um software livre não preciso mais ficar tentando adivinhar o que ele faz, basta baixar os fontes e descobrir o que ele realmente faz e o que não faz também.

Nenhum comentário: